Tsuredure Children: Anime de esquetes que retrata relacionamentos de casais jovens

Poster de Tsuredure Children

Com a proposta de retratar o romance de adolescentes de uma forma cômica, Tsuredure Children se destaca por conseguir entregar essa proposta sendo um anime com episódios curtos e com vários personagens para retratar. O anime busca representar clichês comuns sobre os romances dos jovens, tanto os que são retratados em outros animes, como também questões da vida real.

O anime Tsuredure Children foi adaptado de um mangá de formato Yonkoma, formato de tirinhas composto por quatro quadros. O mangá é de autoria de Toshiya Wakabayashi e foi serializado até o ano de 2018. O anime foi produzido pelo estúdio Gokumi e lançado em 2017. Tsuredure Children retrata vários cenários do amor jovem que vão se concretizando, junto com os conflitos e alegrias que isso pode acarretar. 

Dessa forma, o anime consegue mostrar de uma forma cômica um retrato fiel do que pode ser um relacionamento para esses jovens, seja passando por momentos mais cômicos, fofos e até mais sérios. A história retrata como o amor jovem pode assumir formas únicas e fascinantes que florescem quando adolescentes começam a se tornar adultos. Como por exemplo, de ser incapaz de confessar, não saber como é realmente o amor verdadeiro e entender o que é sentir uma atração romântica pela primeira vez. 

O formato de Tsuredure Children

Tsuredure Children traz um formato muito interessante para a construção de seu enredo. O anime possui 12 minutos cada episódio com pequenas esquetes. Ou seja, são pequenas histórias de curta duração de alguns casais durante o episódio. O formato de esquete geralmente é trabalhado em obras de caráter cômico. Assim, Tsuredure Children reforça a comédia com esse formato apresentado.

A ideia de trabalhar com esquetes, além do lado cômico, faz com que Tsuredure Children apresente uma boa solução para a sua história ao focar vários casais através de pequenos segmentos ao longo de cada episódio. Sobre a ordem e o formato das esquetes, normalmente são retratados momentos dos casais que sua história tem início e fim na própria esquete, ou às vezes ela pode se estender, podendo ter a continuação da esquete em outro episódio, onde é debatido o mesmo enredo entre os personagens. 

No entanto, essa proposta de trabalhar com esquetes em Tsuredure Children não tem o foco exatamente para desenvolver o relacionamento dos personagens e eles mesmos, e sim mostrar momentos e situações que um relacionamento jovem pode ter para assim o espectador sentir aproximação e se identificar com essas situações.

A verossimilhança do relacionamento dos personagens

A forma que essas situações que os personagens passam são construídas é bem convincente para quem assiste. Como disse, além dos momentos mais cômicos, muitas vezes Tsuredure Children trabalha com o lado clichê passado em outras mídias, como por exemplo, primeiramente, as personalidades de seus personagens. Podemos ver no anime que temos uma personagem mais valentona, o mocinho, o inteligente… Muitos desses personagens, com essas características estereotipadas, podemos encontrar em animes de romance. 

Sobre algumas cenas, onde muitos personagens estão convivendo com seu primeiro relacionamento, também temos muitas cenas cômicas de clichê que faz o espectador se identificar porque é uma situação que muitos podem passar. Temos a questão do primeiro beijo, a insegurança sobre estar em um relacionamento, ou até sobre como o casal é quando estão sozinhos, como eles se comportam diante dessas situações, ou até a cena clássica do guarda-chuva que é sempre mostrado em animes… 

Dessa forma, Tsuredure Children trabalha com “fórmulas” que são comum em animes de romance e traz para seu anime de uma forma até paródica para a representação de seus personagens e a construção dos relacionamentos. Essa busca de retratar essas fórmulas de anime de romance para o seu enredo, ou seja, brincar com o formato do clichê, pode-se dizer que os autores procuram reformular essas ideias de uma forma criativa, tentando não trabalhar mais do mesmo, mesmo que a fórmula tenha seu sucesso. 

Assim, Tsuredure Children inova com seu formato e seu enredo. E por mais que seja um anime curto com esquetes, é trabalhado muito bem a representação dos jovens em seu amor adolescente. Além do mais, Tsuredure Children consegue trazer um leque de possibilidade ao espectador ao retratar vários casais e situações. O anime tem então vários tipos de relacionamentos e personalidades dos personagens, onde é mais fácil o espectador criar empatia por pelo menos algum casal no anime. 

O poder de Tsuredure Children

Assim,Tsuredure Children pode ser considerado um anime que consegue inovar na representação do romance. É um anime simples e divertido, mas que causa empatia para o espectador quando ele se identifica com alguma situação que é representada durante o anime. E os personagens, por mais que eles não sejam construídos e desenvolvidos, ou seja, podemos considerar eles até como personagens rasos, acabam no entanto nos divertindo. Tsuredure Children não tem a necessidade então de mostrar a evolução desses personagens. 

No entanto, mesmo sendo um anime singelo, Tsuredure Children traz a importante mensagem sobre as experiências do amor. É a ideia de com certeza entender e levar essas experiências de jovens apaixonados para a vida. Tsuredure Children possui 12 episódios e pode ser assistido na plataforma de streaming da Crunchyroll.