E se você acidentalmente fosse parar em outro mundo? No qual a raça humana não é bem vinda, e por algum motivo, você parece ser a chave para a salvação deste mundo em risco? Como tentar voltar para casa, será que vale a pena tentar voltar para casa, quando se encontra o amor em meio a vários conflitos étnicos e éticos? Bom, é muita coisa para se pensar, mas estes são apenas alguns dos diversos conflitos que você viverá em Eldarya.
Eldarya é um Dating Game criado pela Beemov, empresa já conhecida entre os fans deste gênero, já que ela também é a criadora do famoso Amor Doce. lançado primeiramente na França, Eldarya chegou ao Brasil em 2014, com um site totalmente traduzido para português, o jogo está disponível no site Eldarya.com.br ou pelo aplicativo de mesmo nome, disponível para Android e IOS.
Aqui você controla sua personagem, você poderá nomeá-la, mas o nome oficial da protagonista é Erika, costumam se referir a ela como guardiã, ela acaba de terminar seus estudos na universidade, e está contemplado suas opções para o futuro enquanto passeia pela floresta, e acaba encontrando um curioso círculo de cogumelos no chão, ao pisar dentro dele, Erika é transportada para outro mundo, em uma sala com um cristal gigante, uma Kitsune ordena que um ogro a tranque na prisão, mas na surdina, um misterioso homem mascarado abre a cela para que ela fuja, mas ao tentar fugir deste lugar confuso, acaba topando com um Elfo, um vampiro e um grande homem de espécie desconhecida, um unicórnio de aparência humana advoga a seu favor, e após algumas explicações sobre esse mundo, você volta para a sala com o grande cristal, e neste momento, a criatura mística que rege este universo, o Oráculo, aponta para a jovem , e neste momento, todos ali compreendem que Erika aparentemente é importante para este mundo.
Ao contrário de seu antecessor, Amor Doce – High school life, que possui uma narrativa mais leve, divertida é baseada no cotidiano, a trama de Eldarya possui uma trama muito mais madura, o jogo possui classificação indicativa de 16 anos, pois sexo, violência e mortes são temas constantes durante todo o jogo. O jogo está dividido em episódios, e cada um destes avança na trama e vai completando a narrativa, a saga clássica de Eldarya chegou ao fim este ano, agora o jogo entrará em uma nova era, ainda protagonizado por você e sua guardiã, mas com novos personagens e ainda seguindo os eventos ocorridos na saga clássica, será possível jogar a Nova Era sem ter concluído a saga clássica.
O sistema do dating game é bem simples, diálogos que podem alterar a narrativa possuem 2 ou 3 opções de resposta, cada uma delas pode aumentar ou diminuir seu nível de afinidade com cada personagem, há também respostas neutras que não afetam a afinidade, mas podem gerar outros diálogos. Eldarya também possui alguns quick time events que ajudarão a progredir no jogo, pois ao entrar em uma das guardas, você precisará aprender a lutar com alguma arma, e em cenas de combate os quick time events aparecerão, seu sucesso ou fracasso neles determinará o rumo do episódio.
Já que estamos falando de um Dating Game, vamos falar um pouco dos personagens com os quais é possível se relacionar. Leiftan é um rapaz misterioso que faz parte da guarda reluzente, a guarda principal é que chefia as outras, apesar de ser ser misterioso, ele faz questão de ter muito contato com a guardiã, Erzarel é o elfo chefe da guarda absinto, pegar no pé da sua personagem é um dos hobbies favoritos deste modo, Nevra é um vampiro mulherengo, chefe da guarda Sombra, ele sempre estará tentando te seduzir, as vezes não dá certo e chega a ser meio comigo, e por último, Valkyon, o chefe da guarda obsidiana, a espécie de Valkyon é desconhecida, ele não é de falar muito, e é muito dedicado às suas obrigações; Você morará no QG, junto a estes personagens e alguns outros amigos e colegas de guarda, a Kitsunee Miiko, chefe da guarda reluzente, a Bibliotecária Yhkar, o Unicórnio Kero, Alajea, e outros.
O jogo funciona com o sistema de Maanas e Moedas, você receberá 100 moedas e 50 maanas todos os dias ao fazer login, a quantidade de maanas é um problema, pois para avançar em cada cenário e encontra do próximo diálogo, é necessário gastar 10 maanas, ou seja, o jogo só lhe fornece 5 passos por dia, e nem sempre o diálogo estará disponível no próximo cenário, certos eventos só acontecem em determinados locais. Fora isso, sua personagem precisa de um mascote ativo, estes mascotes variam em sua raridade, há os comuns, raros (que curiosamente são bem fáceis de conseguir) épicos e lendários, o que varia em cada um destes é a espécie, sorte para encontrar itens na exploração, energia para explorar e o alimento, e seu mascote precisa comer todos os dias, caso contrário ele volta para o ovo, e estes alimentos (principalmente para os mascotes lendários) são muito caros, chegando a consumir 60% das suas maanas diárias, e para a falta de maanas, há o banco.
No banco é possível conseguir comprar maanas e moedas com seu cartão de crédito ou boleto bancário, e nisso, o jogo se torna pay to win, apesar do leilão dentro do jogo, é difícil conseguir maanas para progredir, seja no jogo principal ou nos eventos esporádicos, como Páscoa, dia dos namorados, natal, halloween, evento de música e praia, sem maanas, a customização de sua personagem fica mais difícil, já que os melhores itens são muito caros, o progresso fica extremamente lento, pois certos episódios precisam de até 7 mil maanas.
Cada episódio possui um roteiro diferente, e muitas vezes, os capítulos são densos e trazem vários tópicos sensíveis, mas isso não é um problema já que os tópicos são abordados com muita sensibilidade e cuidado na maioria das vezes, chegando anunciar mensagens educativas ao fim de alguns episódios, o real problema é que muitas vezes sua personagem principal não condiz com o que acontece a sua volta, o que quebra a imersão de tudo o que está acontecendo, como pensar em sexo quando um de seus grandes amigos foi brutalmente assassinado no quarto ao lado?
O jogo conta com cenários estáticos e raras animações, os cenários são bonitos e bem trabalhados, e ao final de cada episódio há imagens que você conseguirá se escolher os diálogos certos durante aquele determinado episódio, e estas imagens são sempre muito bonitas e bem elaboradas, incentiva o fator replay do jogo. Efeitos sonoros raramente são importantes na narrativa.
O final da saga clássica de Eldarya foi bastante controverso e não agradou a todos, mas a jornada valeu muito a pena, apesar de vários pontos inconsistentes na narrativa, as personagens e trama são cativantes, e é impossível não ficar interessado em saber mais sobre este mundo fantástico e tudo de novo que ele lhe proporciona, é divertido partir para descobrir sua real origem e tentar salvar o mundo ao mesmo tempo, Eldarya nos proporcionou 6 anos incríveis, e aguardo ansiosamente pelas aventuras desta Nova Era.