Pequenos Incêndios por Toda Parte: Encontro de Famílias Prontas para Colidir

Pequenos Incêndios por Toda Parte é a nova Minissérie da Hulu que chega ao Brasil através da Amazon Prime Video, com Reese Witherspoon e Kerry Washington como protagonistas, essa é uma das melhores do ano, graças à sua capacidade de combinar comédia, drama adolescente e um retrato nítido da desigualdade de classes.

Sinopse: Em Little Fires Everywhere, um encontro entre duas famílias completamente diferentes vai afetar a vida de todos. A dona de casa perfeita Elena Richardson (Reese Witherspoon) aluga a casa de hóspedes à Mia Warren (Kerry Washington), uma artista solteira e enigmática que se muda para Shaker Heights com sua filha adolescente. Em pouco tempo, as duas se tornam mais do que meras inquilinas: todos os quatro filhos da família Richardson se encantam com as novas moradoras de Shaker. Porém, Mia carrega um passado misterioso e um desprezo pelo status quo que ameaça desestruturar uma comunidade tão cuidadosamente ordenada.

Na série Pequenos Incêndios por Toda Parte ou Little Fires Everywhere da produtora Hulu, de fato, começa com um incêndio. O drama começa com uma casa pegando fogo – “Havia pequenos incêndios por toda parte”, diz um bombeiro, explicando que foi feito intencionalmente, o que configura o mistério central da série.

Essa minissérie que era uma das mais esperadas do ano, é uma adaptação do livro bestseller de mesmo nome da autora Celeste Ng. É claro, que os incêndios são metafóricos, dramas e intrigas estão por toda parte.

A série explora a relação entre as duas famílias e o modo de vida que levam e como criam seus filhos e filha de uma para a outra, bem como as questões pessoais dos adolescentes. Tudo com um olhar de diferença social de pessoas que vêm de contextos familiares muito diferentes nos anos 90.

Nessa série nós navegamos por pequenos fogos feitos de segredos, mentiras, atitudes e circunstâncias que se acumulam.

Elena Richardson interpretada por Reese Witherspoon, tem uma semelhança impressionantemente com Madeline Mackenzie, sua personagem em Big Little Lies. A gentileza que Elena expressa é muito semelhante com a de Madeline, mas geralmente falha. Quando se trata de bondade, Elena dá com uma mão, e logo ela pegará de volta com a outra, seja pedindo um favor ou manipulando as pessoas a seu favor.

©Netflix

Repórter de um jornal local, ela mora em uma luxuosa casa em um bairro chique de Cleveland, Ohio. Ela tem quatro filhos adolescentes, três dos quais são perfeitos e se assemelham a ela, e um dos quais, Izzy (Megan Stott), que difere totalmente do jeito de seus pais.                                                                                                                    

Apesar de sua necessidade desesperada de controlar seus filhos, o marido de Elena, Bill (Joshua Jackson), a adora, algo que não consegui compreender na história, dado não apenas o que Elena se demonstra ser, então, Bill é muito passivo nessa história.             

Mia (Kerry Washington) a coprotagonista dessa minissérie, é uma mãe solteira negra para quem Elena aluga uma casa que ela possui. Mia é uma artista, o que significa, que ela não está interessada em ter uma casa bonita, nem mesmo em preparar o jantar para sua filha, Pearl (Lexi Underwood)

Ela é rude e boêmia e faz esculturas estranhas com jornais velhos e bicicletas. Mia logo é convendia por Elena a trabalhar na casa dela por meio período como sua governanta, um emprego que parece não se adequar aos seus valores antiburgueses.

©Netflix

Elena fala com a confiança imerecida de muitas mulheres brancas, que vêem o racismo apenas como crimes de ódio bizarros, em vez de reconhecer que também é racista. Ela pode frustradamente se defender, o programa deixa claro esses momentos na trama. Quando, por exemplo o seu marido menciona como a oferta de emprego pode parecer ofensiva, Elena responde: “Não é mais racista do que não oferecer o emprego a ela por causa de sua raça?” e perde o argumento completamente. 

Como você pode imaginar,  Pequenos Incêndios por Toda Parte está fortemente preocupado com questões de classe e raça, e uma parte generosa dele entende como retratar os assuntos tensos, especialmente através das lentes da maternidade. Mia e Pearl têm uma relação mãe e filha adorável e realista, na qual elas se amam profundamente, mas também batem cabeça constantemente como qualquer outra família.

A grande fonte de tensão entre às duas é a constante mudança, como Pearl só quer ter uma vida normal e estável em um lugar, mas Mia está sempre pronta para ir embora. É uma luta compreensível embora na terceira ou quarta vez que ocorra, só se torna mais complicada.

©Netflix

Reese Witherspoon e Kerry Washington, como já esperávamos, são fantásticas e explosivas em suas atuações. Witherspoon consegue fazer Elena se sentir muito mais profunda do que um clone de seus papéis anteriores semelhantes, enquanto a capacidade de Washington de transmitir choque rápido e angústia a torna a atriz ideal para o papel de Mia.

Mas embora Washington e Witherspoon sejam as estrelas indiscutíveis, o jovem elenco também impressiona. Megan Stott é uma grande revelação interpretando a problemática Izzy, enquanto Gavin Lewis também rouba algumas cenas como o filho introvertido de Elena, Moody. Lexi Underwood que interpreta a filha de Mia, Pearl também vai bem em seu papel, sendo uma das personagens que mais aparece em cena.

Muito mais que um show de diálogos enérgicos, contrastes deliberados e peças memoráveis, essa série explode quando o mundo perfeito de Elena começa a desmoronar ao seu redor. As comparações do relacionamento mãe e filha entre a família Richardson e os Warren podem ser um pouco pesadas, mas certamente provocaram discussões sobre estilos parentais.

Os méritos de série fluir muito bem são da criadora Liz Tigelaar, que explora aspectos sugeridos no romance de Celeste Ng, na decisão de fazer algumas mudanças estratégicas que acabam com a reviravolta e no desejo de ligar a história ao presente. 

Pequenos Incêndios por Toda Parte é um drama que exala poder no roteiro e está repleto de discussões raciais e momentos memoráveis, ​​em que o seu elenco brilha e oferece performances soberbas. 

Pequenos Incêndios por Toda Parte está disponível por completo na Amazon Prime Video.

Nota Final: 5 / 5