One Punch Man (2009) e Mob Psycho 100 (2012) são duas obras de grande sucesso, pelo Japão e por outros países, incluindo o Brasil, ambas ficaram conhecidas através da internet. Mas você sabe quem é o autor por trás delas? Conhecido pelo seu pseudônimo ONE, o mangaká foi o responsável pela criação dessas duas histórias fantásticas. Hoje irei te falar um pouco sobre quem ele é e sobre seus mangás.
O autor japonês ONE nasceu em Niigata mas cresceu na cidade de Saitama. Por ser fã de mangás desde criança, passou a andar com um caderninho de rabiscos e fazia pequenas tiras de quadrinhos em que seus personagens interagiam.
A esquerda a imagem do avatar usado por ONE em suas publicações via webcomic e à direita foto do m mangaká trabalhando em uma de suas obras.
ONE não se preocupava em fazer uma arte mais elaborada, apenas buscava desenvolver sua habilidade na criação de personagens, nas suas interações e diálogos entre eles. Fez mangás como Makai no Ossan, Dangan Tenshi Fan Club, Gokiburi Buster que nunca foram adaptadas para anime e também títulos que foram produzido durante a sua juventude que, pelo menos até o momento, não foram transformados em séries como por exemplo Sun Man e Tennis Player Ryu.
Dangan Tenshi Fan Club, escrito pelo autor japonês ONE.
Gokiburi Buster, do mangaká ONE.
O mangaká lançava suas criações em um website próprio para a divulgação de mangás e webcomics. Neste site, criou um comic de 15 páginas, chamado de “One Punch Man Chapter 1”, desenvolvida pelo autor em 2009 e que logo obteve um resultado maior do que ele esperava. Diante disso, ONE ficou bastante animado e criou seu próprio website onde continuou elaborando a história de One Punch Man. Mesmo fazendo sucesso, o autor produzia seus conteúdos apenas por diversão, algo como sendo um hobby para passar o tempo e sem pressão de alguma impressa, já que era produzido exclusivamente para os leitores da web.
Webcomic One Punch Man (2009).
Vale salientar que nesta época, as webcomics estavam apenas começando e ainda não faziam tanto sucesso. One Punch Man é considerado um dos primeiros a se destacar no mercado asiático, e depois pelo mercado mundial, junto de outros webcomics de sucesso como: Hetalia: Axis Powers, que já foi adaptado em anime.
A obra após ter o seu sucesso escalado chamou atenção da Shueisha e passou por uma adaptação antes de ser publicada pela editora. A arte de ONE foi refeita por Yusuke Murata, que deu uma nova cara e efeito aos momentos do mangá. Efeitos estes que, quando foram levados para o anime se tornaram mais ou menos impactantes dependendo de qual estúdio produziu cada temporada.
Diferenças entre a apresentação de momentos do mangá por ONE, Yusuke Murata e em anime.
Mesmo após One-Punch Man ser retrabalhado por Murata, ONE não deixou de fazer as suas tradicionais publicações em webcomic, pois o seu público ainda era fiel e assíduo a suas publicações, seja por elas saírem antes mesmo do mangá publicado via editora e pela preferência do material original. Esse termina sendo um fato curioso pois mesmo a publicação de ONE não parecer um material completo, mostra que o autor tem um público de certa forma fiel ao material antecipado.
Outra webcomic de sucesso, desenvolvida pelo ONE foi Mob Psycho 100 (2012), que também ganhou uma re-adaptação em mangá, pelo Yusuke Murata, e depois em anime pelo estúdio Bones.
Mob Psycho 100, escrito pelo mangaká ONE em 2012.
O valor de ONE como autor não se reflete apenas nas vendas e popularidade de suas obras, mas também em seus resultados como originalidade, potencial e universalidade como se pode traduzir pelo prêmio Sugoi Japan, recebido pelo mangaká ou por nomeações que uma de suas obras teve ao prêmio Eisner (prêmio de distinção na indústria de quadrinhos).
Mangaká ONE recebendo a premiação de melhor mangá na Sugoi Japan Award 2016, por One-Punch Man.
E aí? Gostaram da matéria? Em breve, irei trazer mais curiosidades em relação às obras do mangaká e temas relacionados.