Tsuki ga Kirei: A representação do primeiro amor de dois jovens

Tsuki ga Kirei

O retrato dos romances em animações japonesas muita vezes não atinge a expectativa dos espectadores por não ser retratado tão fielmente do jeito que nós esperamos. No entanto, ainda temos animes que conseguem demonstrar muito bem a construção do relacionamento dos personagens e um deles que podemos citar e analisar é Tsuki ga Kirei que retrata a vida de dois adolescentes que estão descobrindo o que é o primeiro amor. 

Tsuki ga Kirei é uma série de anime de romance japonês lançado em 2017, produzido pelo estúdio Feel. A Crunchyroll licenciou a série no Brasil. A história acompanha Kotarou Azumi em seu último ano do ensino básico. Ele acaba ficando na classe de Akane Mizuno, membra do clube de corrida. Eles são completos estranhos, no entanto, eles vão se conhecendo e acabam despertando sentimentos um pelo outro.

Desse modo, Tsuki ga Kirei é um anime bem desenvolvido com personagens que vão precisar superar conflitos diários comuns na vida de um adolescente para conseguirem ficarem juntos, ainda superando os problemas comuns que o primeiro amor pode trazer. Tsuki ga Kirei faz um retrato fiel da insegurança do que é viver esse primeiro amor. 

Representação fiel do primeiro romance

Muitas vezes, em animes slice of life, sentimos empatia pelos personagens quando eles vivem conflitos comuns que podemos ter convivido em nossa vida. Então, cada vez que um anime consegue retratar uma história que chega a ser fiel ao espectador, é muito mais fácil sentirmos conectados com o enredo e os personagens. No caso do slice of life Tsuki ga Kirei, podemos acompanhar os personagens vivenciando o primeiro amor, o que muitos podem ter experimentado. Assim, trabalhando de uma forma fiel, se conectamos com o enredo do anime. 

Primeiramente, Kotaro e Akane não se conhecem. Acompanhamos então como os dois personagens vão ter o primeiro contato e como os dois vão se envolver. Desse modo, um dos fatores de mais autenticidade é o tempo que o roteiro dá para cada passo na relação dos dois personagens. São personagens do ensino básico vivenciando o primeiro amor, não esperamos personagens que tomam decisões rapidamente. É principalmente uma história de descobertas, experimentando o novo, tudo precisa ser no seu tempo.

E outro fator que torna autêntico ao espectador é a construção da aproximação dos dois personagens, onde eles passam por situações que muitas pessoas já experimentaram. Temos por exemplo a cena da troca de mensagens, onde é a primeira tentativa de aproximação entre Kotaro e Akane. Primeiramente, eles anseiam o que podem mandar um para o outro. Depois, a troca de mensagens torna aquilo tão frequente que muitas vezes os personagens vão deitar em suas camas, se preparando para dormir, e ainda trocando mensagens. Trocar mensagens é mais fácil do que conversar pessoalmente para eles, pois quando eles se encontram, eles ficam envergonhados. 

Mas aos poucos, os dois vão conseguindo conversar pessoalmente. No momento da declaração dos personagens, quando finalmente Kotaro e Akane começam a namorar, aos poucos eles começam a se sentir à vontade um com o outro, onde aquele embaraço e vergonha de estar perto da pessoa que você gosta começa a sumir aos poucos. 

Tsuki ga Kirei é um anime sobre amadurecimento

A descoberta do primeiro amor com certeza é uma das etapas que vivenciamos para nosso amadurecimento. Assim, além de ser um anime slice of life, podemos considerar Tsuki ga Kirei também um anime coming of age. Ou seja, o anime demonstra uma história sobre amadurecimento dos personagens, onde isso pode causar identificação por parte do público, já que todos acabam passando por mudanças em suas vidas. O propósito do coming of age é trazer histórias que fazem o espectador refletir sobre questões da vida. 

Com Tsuki ga Kirei, reforçando, os personagens precisam superar os problemas comuns que o primeiro amor traz para amadurecerem. Assim, Kotaro e Akane vão ter que enfrentar problemas como a questão da insegurança ao se confessar, ou também a timidez que ambos sentem no momento que eles saem para um encontro ou ficam sozinhos. Quando eles conseguem enfrentar esses problemas para ficarem juntos, eles vão encarar as adversidades de um relacionamento. Temos as primeiras discussões bobas, e até a questão do ciúmes, que vai ser a primeira vez que os personagens vão ter esse sentimento. Além também que os personagens tem seus problemas internos, como medos e também ambições, onde um e outro tentam se apoiar ao ponto da relação dos dois ser ainda mais fortalecida.

Se formos analisar, os problemas que Kotaro e Akane vivenciam são conflitos comuns em suas rotinas, ainda mais por serem alunos do ensino básico. Mas mesmo assim, ficamos presos com enredo. Portanto, ao superar esses conflitos diários na vida dos adolescentes, temos a sensação que os personagens amadureceram, superaram o novo e vão conviver com aquilo que queriam, ao lado da pessoa que eles gostam. 

Tsuki ga Kirei então consegue retratar de uma forma muito singela o primeiro romance de Kotaro e Akane. Portanto, com o romance entre os dois em desenvolvimento de uma forma coerente, podemos sentir a realidade que a trama nos passa, onde assim, criamos empatia mais rapidamente pela história e pelos personagens.