World Trigger — O Battle Shounen de estratégia que todos devem assistir

Ao longo destes últimos 6 anos eu venho enaltecendo um battle shounen da Jump que com certeza merece muito mais destaque do que algumas outras obras de sua mesma editora. Aqui é o Vulpixs, e hoje vamos falar sobre World Trigger, o battle shounen de estratégia que todos devem assistir.

Antes de mais nada, é importante ressaltar que é um texto sem maiores spoilers para os leitores que não conhecem da obra ainda — Seguimos com a ficha técnica tanto de seu mangá quanto de seu anime. Então, vamos lá!

A relevância de World Trigger para a editora Shueisha

World Trigger é um mangá serializado na revista mensal Jump Square, da editora Shueisha, desde fevereiro de 2013 e que continua até os dias atuais. Em outubro de 2014 a série ganhou uma adaptação para anime pelo estúdio Toei Animation, com 73 episódios em sua listagem. Uma segunda temporada para a série já foi anunciada.

Algo interessante para levantarmos pauta aqui neste texto é que a primeira temporada do anime de World Trigger só foi dado como finalizado pois já estava alcançando os capítulos atuais do mangá em sua época. Além disto, mesmo estando em uma revista de publicação mensal, cada capítulo dos mais recentes em seu acervo é dado uma média de 22 páginas. O que é pouco se comparado com os outros mangás mensais, mas isto se deve pela dificuldade e contratempo que o autor Daisuke Ashihara tem por causa da sua doença espondilose cervical, que é causada pelo desgaste irregular nos ossos e cartilagem do pescoço.

Por causa deste problema, já houve vários casos do mangá ter entrado em hiato. Hoje em dia, alguns meses passam batidos em não ter capítulo novo de World Trigger. Mesmo com todos estas dificuldades, o mangá nunca chegou perto de ser cancelado da revista. E o argumento se fortalece mais ainda ao dizer que em um dos capítulos mais recentes, o mesmo foi entregue ao público com algumas páginas em formato de “rascunho” (Name) e não no manuscrito.

Eu digo com toda certeza que se o Daisuke sensei estivesse com a sua saúde no 100%, ele com certeza estaria na revista semanal da Weekly Shonen Jump, e ainda batendo de frente na ponta de cima dos TOC’s semanais, junto com One Piece e uma galera aí. Não chego a dizer que alcançaria o primeiro, mas estaria dando aquela incomodada alcançando uma posição bem perto. E como nos estendemos demais, vamos conhecer sobre o que se trata este anime que muitos ainda não conhecem.

A história

Em World Trigger, o mundo foi invadido e atacado friamente por criaturas gigantescas e misteriosas, que mais tarde foram conhecidas como Neighbor. Para combater a invasão de larga escala na Terra, os humanos precisaram se adaptar com seu avanço na tecnologia e criar armas conhecidos como Trigger. Em meio a este surto, criou-se a Border, uma organização que juntaria pessoas com espírito de luta para combater todo o mal causado por esses Neighbor.

konami kirie | Tumblr

Como era a primeira vez sofrida por um ataque desconhecido, a Terra sofreu muitas baixas por todo o local e, para que não houvesse uma segunda vez, a organização Border cresceu como um todo, juntando pessoas que lutariam em prol da proteção e estabilidade da paz para os civis.

4 anos mais tarde chegamos ao presente da história. Nosso protagonista Osamu Mikumo e Kuga Yuuma, um Neighbor humanoide criam um vínculo de amizade e juntos pretendem entrar para a maior organização de combate aos Neighbor’s.

World Trigger é tão parecido e tão diferente ao mesmo tempo de outros battle shounens

Comparar animes é algo muito delicado porque nem todo mundo tem a maturidade pra entender o propósito da confrontação, mas antes de ir direto ao ponto, peço que coloquem de volta no chão, estas que estão na mão de vocês. Certo? Então vamos lá.

All Neighbors Are Our Enemies"

Se for pra ter um comparativo, tem de ser com um anime que todo mundo (ou praticamente todo mundo) já tem que ter visto.  Sendo assim, trarei alguns populares para o reflexo, estudo e aprofundamento deste tópico; assim consigo achar vários pontos para o debate, além de abrir mais a mente dos senhores para os argumentos que ousarei de impor. Para simplificar, vamos dividir em algumas categorias: objetivo da história, personagens, lutas e poderes, e vilões.

Objetivo da história

Em World Trigger tudo começa com um flashback do protagonista que foi salvo da morte por um homem poderoso durante a invasão de larga escala. Para o nosso astro Mikumo, este homem, conhecido como Jin Yuuichi, se tornou uma figura heroica pessoal e uma meta a se espelhar. Parece muito com o que vemos na relação de Deku e All Might em Boku no Hero Academia, não?

world trigger :hyuse | Lake tattoo, Trigger, Lake art

Seguindo adiante nós vemos um objetivo muito claro em Boku no Hero Academia e isto é algo ótimo, pois um objetivo estabelecido, o público já anseia pela famosa Jornada do Herói que o garoto teria de percorrer. Já em World Trigger não vemos um objetivo final bem claro para a sua história. Se for para comparar neste ponto, estaria mais próximo do mesmo que foi em Bleach, onde o protagonista Ichigo seguia a sua história sem nem ao menos nos dar uma pista do que seria o seu ponto final.

Eu até daria um ponto para o My Hero Academia nesta categoria, mas o problema e a parte chave da discussão de agora está na consistência e no desenvolvimento da história. Como em World trigger nunca nos foi mostrado uma linha de chegada a ser atingida, a história pode se entortar para qual lado ela quiser, sem ter medo de fugir do seu propósito inicial. E agora, Boku no Hero peca muito nesta parte. Em meu mais humilde levantamento dos fatos que a série de Kouhei anda mostrando ao longo das temporadas, podemos ver que Boku no Hero parece ter esquecido de qual é o seu foco, ou ao menos em como conseguir trabalhar o progresso do personagem Midoriya.

Trigger | World Trigger Wiki | Fandom

Com isto, pela consistência de World trigger em nos mostrar passo a passo da evolução e de um novo objetivo arco por arco na história, o faz diferente de muitos outros battle shounens que tem por aí.

Trabalhando o grande número de personagens

Para obras grandes que apresentam uma enorme quantidade de personagens, este pode acabar se tornando uma faca de dois gumes. Quanto mais personagens você tem, mais se pode explorar a história e dar ramificações para abir novas portas e várias formas de conclusão para cada etapa de sua história. Porém, é necessária muita precisão e organização para conseguir dar foco em todos estes personagens, sem parecer que foi jogado de uma forma arrastada e nem como uma peça no tabuleiro para ganhar tempo. Se um personagem está lá, ele tem de cumprir um objetivo único para si mesmo dentro da trama.

World Trigger tem algo bem peculiar que é trabalhar dois pontos, sem um afetar negativamente o outro, O seu enfoque começa sendo mais centrado em explorar o universo que nos é jogado e de como tudo funciona ao seu redor e, lógico que os personagens são uma peça fundamental para a base sólida de uma história. Enquanto um lado tenta desvendar os misteriosos personagens Neighbor’s, outro lado dá muito foco em fazer o público conhecer cada canto e cada membro de relevância presente na Border.

Steam Community :: :: Yotaro

Animes que trabalham muito bem a história em função dos personagens… Eu poderia dizer que é One Piece. Neste aqui cada personagem que ganha relevância na série, acaba causando um impacto na história que somente este tal personagem poderia ter feito. Para World Trigger não chega a ser tão trabalhado de uma forma minuciosa e nos detalhes cirúrgicos, contudo está muito longe de dizer que é um trabalho mal explorado.

Para explicar mais dos personagens de World trigger é necessário que saibamos como funciona a organização Border. Os membros da Border são denominados como Agentes e são divididos em equipes dentre os ranks S, A, B e C. Cada equipe é composta de 3 agentes ou mais, além de uma operadora. Todo agente começa necessariamente no Rank C e mesmo com um poder avassalador precisa passar nos testes e lutas ranqueadas em equipe para ser promovido a um Rank acima do atual. Ou seja, o agente precisa necessariamente estar integrada a uma equipe dentro da organização.

O interessante desta regra imposta pela história é que quando não estão tendo que lidar com problemas de “combater as forças do mal”, eles precisam dar foco em aumentar as suas habilidades para serem promovidos. E lógico que uma promoção não é almejada simplesmente pelo gosto de estar em uma posição maior que o outro. Todos que estão ali na Border tem um segundo objetivo e talvez até mais importante do que proteger os civis dos Neighbor’s. — Fazendo um paralelo e algumas contas matemáticas ao pegar a soma de um número mínimo de personagens presentes em cada equipe (4) com o número de equipes existentes dentro da Border (em torno de 30, ao juntar os Ranks A com o B), temos 120 personagens relevantes que é exclusivo da Border em combate as forças extraterrestres. Agora eu te paro para refletir, Time 7, 8, 9; e mais outras vilas em Naruto? Pois é! É um acervo tão grande quanto e pode se dizer que até supera a quantidade.

O universo de World trigger é tão vasto que não conhecemos nem 25% dele ainda, ou se o autor for ousado o bastante, não seria impossível dizer que não conhecemos nem 1% do que este universo pode apresentar. Parece confuso? Eu te explico o porquê.

Animated gif about gif in ╯World Trigger╰ by 輝秋山 Hikaru Akiyama

 

 

Até onde conhecemos no começo da história, os Neighbor’s vêm de algum outro planeta do sistema solar em que a Terra está, porém não temos a informação precisa de quantos mundos estão presentes neste sistema solar e também nem se outros seres de outros sistema solar conseguem chegar até a o planeta azul. Contudo, o que sabemos desde o início é que foram descobertos 4 planetas com vida inteligente em seus respectivos mundos. Cada um com sua característica diferente e com objetivos diferentes.

Com tudo isso apresentado seria bem fácil de um personagem ser deixado pra trás e depois tentarem voltar com ele de uma forma totalmente forçada. Vejo muitos animes fazerem isso e tentar contornar com uso de estratégias convenientes e preguiçosas para o personagem. Um exemplo? O uso de flashbacks da vida do personagem para trazer relevância à história, no meio de um arco que não precisava. Sem muito esforço vocês conseguem imaginar algum. Só que, este não é o caso de World Trigger já que o autor sabe qual hora trabalhar cada personagem sem que ele perca o foco da história.

Lutas e poderes

Lutas! Poderes! Sim, duas palavras muito importante para os animes battle shounen, afinal o pessoal também está aqui pra ver porradaria. Fico feliz em dizer que as lutas de World Trigger nunca cansam e sempre serão mais estratégicos do que qualquer outro anime de luta que você já viu. Ele pode ser tão complexo quanto o pensamento de um arremessador de beisebol jogando a última entrada da final do campeonato.

As lutas são maravilhosas por si só e tudo isso é por causa dos poderes presentes e altamente trabalhado no seu universo. Aqui, humanos são apenas humanos e assim eles precisam aprender a lutar com o auxílio dos Trigger’s, armas que podem tomar formas variadas e um conjunto de habilidades disponibilizadas pelas própria tecnologia da organização Border — Ainda deve estar difícil de entender, mas vamos lá — o Trigger é manuseado através da quantidade de Trion que cada usuário possui dentro de seu corpo. Imagine que o Trion é como se fosse o Chakra para Naruto, o Reiatsu para Bleach, o Nen para Hunter x Hunter e etc…

Lead Bullet Users World Trigger Wiki Fandom Powered By Wikia ...

Cada pessoa possui uma quantidade diferente de Trion dentro do corpo. Alguns terão pouco e outros podem até ter o Trion para abastecer a energia de uma cidade inteira. Então, a diferença pode ser bem discrepante e injusta para alguns. Por isso não são todas as pessoas que podem entrar para a Border. É necessário uma quantidade mínima de Trion para que seu corpo sustente o Trigger utilizado e ainda guardar 40% de seu Trion para uma fuga emergencial em uma situação crítica em combate. Caso o seu Trion exceda o limite dos 40% restantes dentro do corpo, a pessoa terá uma grande chance de morrer em combate.

As regras ainda não acabam por aí. A quantidade de Trion portada por uma pessoa influencia diretamente no estilo de luta que cada um pode optar dentro da organização. Cada agente pode usar 1 Trigger principal, 1 Sub-trigger e 2 habilidades extras para suporte. Dentro da Border, o arsenal da variação dos Triggers ultrapassam os 50. Você pode fazer quaisquer combinações que desejar, desde que seu corpo sustente a quantidade de Trion que cada Trigger irá gastar do seu corpo durante o combate. Por isso que sua estratégia pessoal e adaptação precisa ser pensada com total cautela.

Ema IbisTokieda supportMidorikawa Grasshopper2

Nesta história, até mesmo um agente de Rank C pode usar os mesmos Trigger’s de um agente Rank S, caso a sua quantidade de Trion permitir. E digo que não é raro disto acontecer. O que muda de um Rank S para um C não é a quantidade de Trion dentro do seu corpo e sim o manuseamento das armas durante o combate, ou seja, depende mais das suas habilidades e treinamento somado ao seu estilo próprio de luta.

Só para resumir os tipos de armas que temos no Arsenal da Border, temos os seguintes estilos de Trigger’s: Standard Triggers, Attacker Triggers, Gunner Triggers, Firearms Triggers, Composite Bullets, Sniper Triggers, Trap Triggers, Defense Triggers, Standard Triggers e outros tipos que ainda não foram identificados ou nomeados na série. Achou muito? Espera, cada um destes é só a categoria. O que quer dizer que dentro de cada uma delas terão de 3 a 6 tipos de armas para o arsenal.

Vamos pegar um como exemplo. Attacker Triggers foram identificados 3 tipos até o momento, que são Triggers de luta corpo-a-corpo. Primeiro temos a Kogetsu que é um sabre tomada a forma de uma espada; no segundo tipo de Attacker tem a Raygust, uma arma que tem a forma de uma espada e escudo; e por último a Scorpion que são como balas arremessadas em curta distancia através de qualquer parte de seu próprio corpo.

Tachikawa KogetsuMikumo Shield ModeJin Scorpion

Mais um? Okay. Vamos falar dos 4 tipos de Gunner Triggers. Asteroid atua como uma metralhadora dentro das armas mais pesadas de tiro; Hound é uma arma que mesmo sem muito dano efetivo pode disparar balas que seguem o alvo até mesmo se eles estiverem invisíveis; Meteor é como o próprio nome já parece dizer. De dentro da arma ocorre um disparo que ao atingir a primeira coisa que tocar, acontecerá uma explosão em massa; E temos também a Viper, uma espécie de várias balas no qual o seu trajeto já pode ser pré definido antes mesmo de ter feito o disparo (é uma ótima opção para aqueles que conseguem prever o movimento seguinte do seu adversário).

Arashiyama Tokieda AsteroidIzumi Hound2Arashiyama Meteora1Izumi Viper anime

Eu poderia ficar o dia inteiro falando de todas as outras habilidades e armas, além de suas combinações e estratégias de combate ao combinar X com Y, mas não temos todo este tempo do mundo, certo?

É assim que se constrói um vilão!

Algo que encuca muita gente é de perguntar: O que um vilão precisa ter para ser um vilão? Alguns dizem que ele só precisa ser mal como o Dio de JoJo’s Bizarre Adventure, outros falam que ele precisa ter uma história comovente e que cative o espectador com seu passado.

Em World Trigger não funciona exatamente assim, pelo menos até onde a história chegou. O “vilão” não é mal por querer ser mal e chutar cachorrinho no meio da rua. Ele também não tem um passado triste que precisa nos fazer interessar por ele.

All Neighbors Are Our Enemies"

Eu vou dar um exemplo hipotético para que todos entendam. Imagine que a energia no mundo está acabando e precisemos buscar alguma fonte de energia fora do planeta Terra. Suponhamos que em um futuro distante a nossa humanidade tenha descoberto vida inteligente fora do nosso planeta e também recursos naturais que podem ser usadas como fonte de consumo de energia. Nesta hora, ao invadirmos outro planeta, fora do nosso conhecimento, e usurparmos desta matéria prima, não seríamos visto como vilões, segundo a visão do outro lado da moeda?

Isto nada mais é do que o instinto de sobrevivência agindo. Você vai virar pro coleguinha do seu lado e dizer que é errado tentar achar soluções para salvar a vida na sua própria Terra? Pois então, este é o caso de um dos planetas que enviam Neighbor’s para a Terra, em World Trigger. Eles não precisam ser maus. A visão do bem e mal de um, pode ser diferente do outro, dado as diferentes perspectivas. O que World Trigger tenta mostrar aqui é que tudo precisa de um propósito para existir e estar ali. E isto, ele faz muito bem.

World Trigger ワートリ アニメ 漫画 雑魚 GIF - WorldTrigger World ...

Enfim pessoal! Um texto bem longo e como vocês sabem, quando eu falo do que gosto, acabo me empolgando e extrapolando mais do que deveria. Espero que vocês vejam World Trigger e voltem aqui nos comentários para mim saber do seu feedback!