As protagonistas criadas por Hayao Miyazaki nos filmes do Studio Ghibli são demonstradas como personagens fortes e independentes. Com o filme Nausicaä do Vale do Vento, filme antecessor a criação do Studio Ghibli, não é diferente. No entanto, a personagem se difere em sua construção de personagem em relação a grande maioria dos filmes do estúdio.
Kaze no Tani no Nausicaä, ou Nausicaä do Vale do Vento, é um filme de animação japonesa de 1984 adaptado de um mangá escrito por Hayao Miyazaki onde o mesmo dirigiu o filme. Após o sucesso de Nausicaä, o Studio Ghibli é fundado no ano seguinte por Hayao Miyazaki, Isao Takahata e Toshio Suzuki.
O filme tem muitos pontos positivos que chamam a atenção do espectador, mas um deles é a protagonista Nausicaä, onde suas qualidades nos cativa. Desse modo, a protagonista passa por conflitos que coloca em risco ela e seu povo. Assim veremos como vai ser o comportamento da personagem em relação a esses conflitos.
Enredo de “Nausicaä do Vale do Vento”
Nausicaä do Vale do Vento se passa em um mundo pós apocalíptico depois de mil anos após um evento que ocorreu chamado 7 Dias de Fogo, evento que destruiu a civilização humana e a maior parte do ecossistema da Terra. Desse modo, a humanidade se esforça em sobreviver neste mundo que estão divididos em pequenas populações e impérios, isolados pelo Mar do Declínio, uma floresta com plantas e insetos gigantes, onde tudo é tóxico, incluindo o ar, que podem causar várias doenças aos humanos.
O filme é passado onde essa floresta não alcançou, uma cidade chamada Vale do Vento, onde temos a protagonista Nausicaä, a princesa do local. Ela é uma garota que tenta compreender melhor as florestas nocivas aos humanos. O conflito do filme se dá após uma enorme aeronave que cai na vila Vale do Vento. Os habitantes descobrem um casulo de um “monstro soldado”, onde o objetivo é usar o monstro contra os insetos gigantes da floresta e queimar o Mar de Declínio. Nausicaä então faz o possível para impedir esse desastre ambiental.
Caracterização da protagonista Nausicaä
Começamos com os primeiros minutos de filme onde é mostrado Nausicaä na floresta do Mar do Declínio. É demonstrado a relação de Nausicaä com a floresta, por mais que a floresta seja tóxica, ela demonstra gostar do ambiente e dos animais. Ela não possui medo de estar lá, como outros personagens. Desse jeito, ela já nos demonstra características fundamentais para nós: Nausicaä é aventureira e curiosa.
De certo modo, por mais que o Mar do Declínio seja um lugar perigoso, ainda não vemos nossa protagonista em conflito para vermos como ela vai se demonstrar nesses momentos de tensão. Então, por mais que um inseto gigante (Ohmu) ataque ela e o Lorde Yupa, ainda vemos a personagem em uma situação tranquila. Ou seja, ela sabe o que está fazendo. Assim, sem precisar machucar o Ohmu, ela consegue o afastar com sons e outros métodos para assim ele conseguir voltar para a floresta sem precisar lutar com Nausicaä. Assim, temos as primeiras impressões da personagem, onde Miyazaki nos apresenta Nausicaä como uma personagem corajosa e também pacífica.
O primeiro conflito em Nausicaä
A importância de ver uma construção de personagem é ver a mudança dela em certos momentos de conflito. Assim, a personagem consegue revelar sua verdadeira natureza, onde o espectador consegue criar expectativa pela personagem, comprando sua aventura. No entanto, em Nausicaä temos um processo diferente.
A primeira e única vez que Nausicaä se comporta diferente é com a invasão dos Tolmekians ao Vale do Vento. Vemos o primeiro momento de reação de Nausicaä sob pressão quando seu pai é assassinado pelos Tolmekians. Diferente da ideia pacífica que a personagem nos mostra ao se relacionar com os insetos gigantes, Nausicaä ataca os guardas, usando violência. Aqui, o público se choca ao ver a protagonista lutando, pois acreditavam que ela não chegaria a fazer isso. Ao se acalmar, Nausicaä vai em direção ao povo do Vale do Vento e diz, sem pensar duas vezes, que era melhor eles aceitarem ser subjugados aos Tolmekians para evitarem a guerra, assim voltando a linha de raciocínio da personagem e de como ela é.
Assim, em mais nenhum momento do anime temos Nausicaä buscando a violência. Como muitas vezes, postas em momentos de conflito, ela buscou evitar a luta. Até em momentos de combate, Nausicaä prefere agir de forma imprudente para evitar a batalha. Temos o exemplo de quando Nausicaä vai salvar o filhote de Ohmu e apontam uma arma para ela e ela abre os braços em direção ao homem que aponta a arma para ela.
Podemos fazer uma comparação então de como é Nausicaä em relação aos insetos, a floresta e aos humanos. Para uma personagem que está acostumada com os insetos gigantes e a floresta tóxica, podemos ver ela seguindo essa ideia de pacificidade do começo ao fim do filme. Entretanto, quando ela precisa lidar isso com humanos, ela usa primeiramente a violência. Podemos entender que Nausicaä nunca teve que lidar contra inimigos humanos, muito menos uma invasão, por isso ela age de maneira diferente. No entanto, a personagem volta a sua linha de raciocínio. Ela tenta buscar a resolução do conflito sem precisar lutar com nenhum outro humano.
Nausicaä permanece a mesma personagem?
Excluindo a cena do filme em que Nausicaä age com violência após a morte de seu pai, temos uma protagonista do começo ao fim que não muda suas características e crenças. Ela ainda é corajosa e pacífica, que tem uma linha de raciocínio do começo ao fim do filme. Por mais que vemos uma personagem que não tem sua personalidade e pensamentos mudados, ainda sentimos empatia pela protagonista.
Por isso que não é todo o filme que o roteirista precisa evoluir seu personagem em sua história. No entanto, esse tipo de escolha às vezes torna difícil o espectador causar interesse pela personagem. Em Nausicaä, Miyazaki então consegue estruturar seu personagem de uma maneira que, por mais que ela não tenha uma evolução nas características de personagem como a grande maioria dos filmes do Studio Ghibli, Nausicaä ainda causa agrado para quem assiste e acompanha sua jornada para salvar seu povo.
Nausicaä do Vale do Vento consegue ser bem direto com sua mensagem. Assim, temos em principal o tema da relação do homem com a natureza. Os humanos estão dispostos a sacrificarem tudo para atingir seus objetivos. No entanto, a natureza reage, nos mostrando um ecossistema, bem caracterizado e visualmente bonito feito por Miyazaki, que podem matar os próprios humanos. Já a protagonista Nausicaä traz a maior mensagem do filme, que é sobre a guerra. Portanto, Nausicaä do Vale do Vento, por mais que o estúdio ainda não estava formado, podemos ver como o filme foi um marco para futuros filmes do estúdio que estrearam nos anos seguintes que trabalham com temas sobre ambientalismo e anti-guerra.