No dia 09 de agosto foi comemorado o Dia dos Pais e em homenagem aos nossos pais e a data especial, separei figuras paternas de diversos animes que representaram bem este papel. Embora alguns realmente sejam pais de sangue, fiz questão de colocar aqueles que não são pais biológicos, mas exerceram ou tiveram que assumir uma figura paterna, sendo bastante importantes para o desenvolvimento dos protagonistas e de outros personagens.
Antes de começar a nossa listinha segue o alerta de spoiler para alguns animes, tudo bem, pessoal? Então vamos começar!
Dragon Ball Z
Quando falamos de Dragon Ball, um dos personagens que nos vem primeiro em mente seria o Goku mas, pensando nele como figura paterna, de referência… bem, temos alguns probleminhas mas sem desespero! [ ; Temos dois bons candidatos a este nesse papel e eles são Piccolo e Vegeta.
Pode parecer estranho pensar no Piccolo como figura paterna de início, não? Vamos lembrar que após a morte do Goku no início de Dragon Ball Z, foi o Piccolo que forçou o amadurecimento, noções de mundo e senso de sobrevivência do Gohan para treiná-lo antes da invasão dos saiyajins à Terra. Esse foi apenas o começo da relação entre os dois, pois em tantos outros momentos da história de ambos, a relação entre eles se fortaleceu mostrando que além de mestre e discípulo, eles se respeitam e também se protegem. Nesse último ponto da relação entre eles, inclusive o próprio Piccolo já sacrificou a vida por mais de uma vez para salvar o Gohan de algo mortal ou poupá-lo de ser ferido em batalha.
Agora, começando a falar do grande príncipe dos saiyajins Vegeta, temos um personagem… bem, um tanto quanto temperamental, ambicioso e teimoso em alguns momentos, porém o seu papel como pai do Trunks e esposo da Bulma em certos momentos mostra o quanto de coração mole ele tem por dentro dessa casca dura que ele mantém na maioria do tempo. Um bom exemplo sobre quem é o Vegeta por dentro é quando ele esteve sobre o feitiço de Babidi, tornando-se o Majin Vegeta, e acaba se sacrificando para proteger a sua família e a humanidade, na tentativa de parar um perigo maior que estava por vir.
Em resumo, o Vegeta é um personagem que tem as suas camadas e como pai, apesar de rígido, por vezes rude e frio por boa parte do tempo, ele tem seu brilho dando bons exemplos de cuidado, altruísmo, auto sacrifício, ser protetor e foco em suas metas: “Maldito Kakaroto! Preciso ser mais forte que ele!”.
Meu Amigo Totoro
Tatsuo Kusakabe pode ser um nome que não marque na história de Meu Amigo Totoro (Tonari no Totoro), afinal a história centra nas aventuras de suas filhas Mei e Satsuki junto ao espírito da floresta Totoro. Apesar de não ser um personagem de tanto destaque, ele faz grande diferença na vida de suas filhas, mesmo sendo ocupado e com as preocupações que os fizeram se mudarem para uma área rural. Mesmo na ausência da esposa durante boa parte da história, Tatsuo anima e cuida muito das garotas, além de influenciar, incentivar o senso de imaginação e fantasia delas, ajudando-as a viver a beleza da infância e ver o lado mágico das coisas.
Pokémon
Em Pokémon, seguindo a jornada de Ash pode até ser difícil termos algum destaque familiar ou de figura paterna. Mas se tem um personagem que merece ser lembrado pelo seu esforço de educar e cuidar de seus nove irmãos, na ausência contínua de seus pais é o Brock, líder de ginásio de Pewter e um dos maiores desesperados por romance da história. Mesmo após sair do ginásio, ele continua a desempenhar um lado responsável durante a sua jornada junto a Ash e Misty, onde atua como um irmão mais velho e responsável pelos dois… desde que não hajam mulheres bonitas por perto. Se esse for o caso, nada que um puxão de orelhas dos grandes nele não resolva.
Sakura Card Captors
O próximo pai é Fujitaka Kinomoto, de Sakura Card Captors. O pai de Sakura e Touya, casou-se com Nadeshiko, de apenas 16 anos, na época que era um professor novato. Após dez anos de casamento com sua amada, a sua esposa acabou adoecendo e falecendo. Mesmo ocupado como professor universitário de arqueologia Fujitaka é um ótimo pai que ama demais a sua família e sempre encontra tempo para ficar com seus filhos e ainda sabe cozinhar, limpar, costurar, praticar esportes (recomendo que vejam o episódio 10 ;D para ver como ele é um bom atleta), etc.
Fairy Tail
Pai é aquele que cria, né? Que cuida, ensina, nos dar afeto e que nos passa diversos aprendizados para a vida, não importa a sua espécie, raça, sexo…. Então, fiz questão de colocar Igneel, pai adotivo de Natsu, um dos protagonistas de Fairy Tail.
Sobre sua trajetória, Igneel, conhecido como “O Dragão de Fogo”, demonstra ser um pai bastante carinhoso e protetor para Natsu e depois de ter sumido misteriosamente, o protagonista vai em busca de respostas junto ao seu amigo Happy. Ao passar por aventuras, encarar diversos inimigos e de nos proporcionar momentos cômicos, junto a seus companheiros da guilda Fairy Tail, ele finalmente reencontra o seu pai adotivo.
Clannad
Clannad é um anime perfeito quando se trata de paternidade e os seus desafios sob diferentes visões. Por isso, escolhi Akio Furukawa, pai de Nagisa Furukawa, como um modelo para essa lista.
Akio teve que deixar seu sonho de se tornar um grande ator, para cuidar de sua esposa e principalmente da filha, que sofre de uma grave doença. O que o destaca é que ele não é infeliz ou amargurado pela sua decisão de “abandonar o seu sonho” pois como ele mesmo diz em um momento da história “o seu sonho não foi abandonado e sim transformado em outro”, um sonho junto a sua família, junto a sua filha que tanto precisava dele por perto. Podemos em muitos momentos ver a alegria sincera de Akio ser expressa e essa alegria perdura anos sem arrependimento algum, mesmo após momentos trágicos na história.
Fullmetal Alchemist: Brotherhood
Nesta lista não poderia faltar o paizão mais bobo e amoroso de possivelmente todas as Forças Armadas Amestrinas. Sim estamos falando do nosso querido coronel Maes Hughes de Fullmetal Alchemist. Considerado um dos melhores personagens da animação Hughes era muito atencioso, simpático, brincalhão e amava demais sua esposa Gracia e sua filha Elicia. Foi pelo cuidado e pelo amor que ele sentia pela sua família que o fez perder a vida pois um dos vilões, chamado de Inveja, havia assumido a forma de sua amada esposa. Essa ação fez Hughes entrar em choque e isso deu brecha ao Inveja para dar fim ao nosso personagem. A cena é considerada um dos momentos mais tristes do anime e o personagem realmente merece ser homenageado além de todo o cortejo que é prestado nele na obra.
One Piece
Já imaginou se seu pai fosse um pirata? Bem, mas não qualquer pirata, entende? Estou falando de um pirata como o Barba Branca, ou como é mais formalmente conhecido pelo seu nome de Edward Newgate, de One Piece. É desse grande e poderoso paizão que faz de toda a sua frota e equipe, a sua grande família.
Barba Branca, reconhecido pela sua força como “O Homem Mais Forte do Mundo”, é um pai de grande coração. Talvez tão grande quanto a sua própria força, pois cada membro de sua tripulação é como um precioso filho, o qual foi adotado e por eles sacrificaria a própria vida se fosse preciso. Além disso, o seu amor por eles é tão incondicional que mesmo aqueles que terminam o traindo e o ferindo, ele perdoa-os e não os deixa de amar até o último instante.
Bônus: Mães de exemplo que foram pai e mãe na criação de seus filhos.
Neste dia tão especial, porque não homenagear também aquelas mulheres que tiveram que cuidar de seus filhos sem a presença de uma figura masculina e encarar os problemas impostos pela sociedade? Diante da realidade de pessoas que foram criadas apenas pela mãe, quero destacar duas personagens.
Crianças Lobo (Wolf Children)
Início com a nossa querida Hana, de Wolf Children (Crianças Lobo), que não poderia ficar de fora desta lista. Como ela perdeu seu marido e grande amor, a jovem de 19 anos teve que criar seus filhos, que puxaram DNA do pai (Homem Lobo), sozinha.
Mesmo sendo uma mulher, Hana teve que assumir o compromisso de uma figura “paterna”, porém isso não a fez deixar de ser uma mãe bem carinhosa, brincalhona e protetora. A personagem largou seus estudos, saiu de Tóquio, uma cidade mais moderna, para morar num lugar isolado e escondido de todos, assim poderia educar e proteger suas crianças do preconceito que elas poderiam sofrer por serem filhas de um homem lobo.
Wolf Children mostra bastante a realidade de diversas mães solteiras, que cuidam e encaram desafios no dia a dia, tendo que representar a figura de pai e de mãe ao mesmo tempo. Então, ela merecia demais ganhar um lugar de destaque e ser homenageada neste dia especial. Você também concorda?
Great Teacher Onizuka (GTO)
Julia Murai pode não ser uma personagem de destaque em GTO, porém a sua história brilha aqui por ter sido desde garota uma mãe disposta a sacrificar muito pelo seu filho Kunio.
Julia engravidou aos 13 anos e apenas descobriu que estava grávida aos 6 meses de gestação. A família dela e nem o pai do bebê aceitaram a gestação ou o seu nascimento, porém ela decidiu acolher e amar aquela criança que viria a nascer e a mantendo por consigo mesmo sem a aceitação de tantas pessoas. Julia terminou tendo que começar a sua vida do zero em Tóquio, para poder trabalhar e cuidar.
E aí? Gostaram da matéria? Se ficou faltando algum personagem que desempenhou bem este papel e merecia estar na lista, coloca nos comentários. Ele pode entrar na lista de pais incríveis no próximo ano.
Pessoal, antes da despedida típica no fim do artigo eu tenho um recadinho para vocês:
Tenha sido você criado(a) ou tido exemplos junto ao seu pai ou qualquer outra forma de figura paterna (mãe, tios, avós, professores, irmãos mais velhos, amigos, etc) te digo para que olhe para esta pessoa não apenas neste dia e a valorize pelo o que ela fez, faz e fará por você. Mostre gratidão, mostre cuidado e carinho por essa pessoa pois quando você se der conta talvez não tenha mais como falar com ela. Não se preocupe com presentes ou mensagens longas e bonitas em papel ou redes sociais. Se você puder apenas dê um abraço e agradeça a esta pessoa por estar junto a você e caso não esteja próximo(a) a esta pessoa tire um tempinho no seu dia para falar com ela.
É isso pessoal, nos vemos em breve. 😉