Olá pessoas do NSV, aqui é o Vulpixs e nesta semana abordaremos as curiosidades das 4 estações climáticas do Japão. Estão curiosos? Venham comigo!
-A diferença do Japão entre Brasil nas estações do ano-
Existem duas grandes diferenças entre as estações do ano no Brasil com as do Japão. A primeira é que os dois países estão localizados em hemisférios diferentes, enquanto 93% do território Brasileiro é localizado no hemisfério sul, o Japão é situado acima da linha do equador, portanto o país nipônico é considerado como hemisfério norte.
Essa diferença afeta diretamente ao ciclo anual das estações do ano. Enquanto o Brasil estiver no inverno, o Japão estará no Verão, e vice e versa.
A segunda é que diferente do Brasil, o Japão tem estações muito bem definidas. Aqui no Japão é claramente notável e distinguível quando chega uma nova estação climática. Sabendo disso, siga algumas características de cada estação anual deste país oriental.
Primavera – 春Haru
Como todos ou pelo menos a maioria sabem, uma das belezas naturais do Japão são as sakuras, famosas flores de cerejeiras que florescem na época de primavera. A sakura é uma bela atração por aqui por causa de suas cores rosas e brancas, que trazem uma sensação de paz e harmonia.
A temperatura média do Primavera japonês é em torno de 22°C
Verão – 夏natsu
O verão é uma bela época para as praias, contudo a palavra “praia” e “verão” na mesma frase, serve pra qualquer lugar do mundo.
Por aqui, no início de maio, existe um feriado de 4 dias que se juntam ao final de semana durando em torno de 5 a 6 dias, chamado de Golden Week (a semana dourada). Durante este período, acontecem vários festivais de fogos de artifícios. Para quem vê animes, filmes ou doramas, deve ter notado a existência desses festivais.
A temperatura média do verão japonês é em torno de 37°C
Outono – 秋aki
No outono é uma bela época para visitar pontos turísticos, principalmente para o lado de Kyoto, onde as folhas das arvores tomam cores mais quentes, como amarelo, laranja e vermelho.
Após algumas semanas específicas, as folhas começam a secar e a cair, para poderem florescer novamente e dando um novo ciclo a flora.
A temperatura média do outono japonês é em torno de 28°C
Inverno – 冬 fuyu
“Se correr o bicho escorrega e se ficar, o bicho congela” essa é a expressão perfeita para definir o inverno do Japão. Devito a grande quantidade de montanhas espalhadas ao redor do país faz com que os ventos fiquem fortes e gelados, fazendo com que a temperatura caia drasticamente. Lógico que os ventos gelados não são a única influência para a queda na temperatura, a neve é o principal fator para dias e noites congelantes e chocolates quentes em frente a um mini aquecedor.
A neve só é bonita enquanto cai, pois após alguns dias aquilo vai se misturar com chuva, terra e pneus de carros, congelando as ruas e tornando tudo numa pista de gelo.
Uma curiosidade é que passamos a chamar os dias 25 de dezembro (natal) que nevam de White Day (dia branco).
A temperatura média do inverno japonês é em torno de -2°C (em Hokkaido, extremo norte, a temperatura média chega a medir -20°C).
Gostou desse texto? Achou quente, congelante, encantador? Comente aqui para que possamos saber a sua opinião, e se quiser deixe a sua indicação para um tema futuro a ser abordado. Até a próxima!