Olá! Hoje falaremos sobre a ficha de D&D 5e! Como construir seu personagem no famoso sistema! Ao primeiro olhar a ficha pode parecer um pouco intimidadora. Afinal é cheia de dados, informações e coisas que, sem nenhum contexto, podem ser assustadoras aos jogadores iniciantes. Mas, após terminar esta análise estará fazendo personagens por diversão! (Também colocarei um programa ao final que, se souber inglês, pode ajudar muito em suas construções de personagem!).
Caso não saiba do que estou falando pode ir para a introdução ao RPG que escrevi!
Modelo editável para download!
COMEÇANDO
A primeira fonte de informações que se vê é o cabeçalho e mesmo ele pode ser um pouco avançado a primeira vista mas não se preocupe!
Nome do personagem: Aqui você coloca o nome do seu personagem, pode ser um nome que pensou ou um nome aleatório de um site! Seja criativo ou aplique o que achar melhor!
Classe e nível: Aqui aplica a classe que escolheu para seu personagem! Uma lista das classes pode ser encontrada aqui! (Infelizmente a maior parte do conteúdo está em inglês) O nível geralmente começa no 1, porém você e seu grupo podem decidir começar em níveis maiores!
(Aqui um guia avançado de Classes)
Antecedente: Aqui se escolhe a antiga ‘profissão’ de seu personagem, era um ladrão? Um nobre? Um mercador? Cada profissão tem um equipamento inicial e uma quantidade de dinheiro! Mas não se preocupe com isso e escolha o que melhor caracteriza seu personagem!
Nome do jogador: Oras, seu nome!
Raça: Aqui se escolhe a raça do seu personagem. Existem diversas raças para se escolher! Cada uma das raças da um bônus de atributo especifico e tem algumas características, mas, para iniciantes eu recomendo que pegue a raça que mais combina com você!
(Aqui um guia básico de um punhado das raças que existem)
(Um guia avançado das várias raças)
E um vídeo engraçado sobre as raças!:
Tendência: As tendências são como um compasso moral de seus personagens. Como eles se comportam geralmente. Existem várias tendências (E memes sobre tendências que aposto que já viram). No geral as tendências são as seguintes: Leal e Bom, Neutro e Bom, Caótico e Bom, Leal e Neutro, Neutro real, Caótico e Neutro, Leal e mau, Neutro e Mau, Caótico e Mau.
Pontos de experiência: Pontos que se ganha durante suas aventuras! São usados para evoluir os personagens de nível! Aqui um guia prático.
ATRIBUTOS
Aqui temos outra parte assustadora da ficha! Não se preocupe, não é tão assustadora assim. Os atributos, como podem ver, são divididos em Força, Destreza, Constituição, Inteligência, Sabedoria, Carisma.
Força: são testes que requerem força física. Como Levantar algo pesado ou segurar alguém.
Destreza: são testes de coordenação. Como pular algo, abrir uma fechadura ou desarmar uma armadilha.
Constituição: determina sua aptidão física e resistência e é um dos status mais importantes independente de sua classe! Também usado para vários testes como resistir a venenos.
Inteligência: determina a inteligência de seu personagem. Personagens com inteligência muito baixa (menos do que 6) são ativamente considerados deficientes. É usado para testes de magia de algumas classes. E testes intelectuais como história.
Sabedoria: Inteligência é saber que um tomate é uma fruta, sabedoria é não colocar tomate em uma salada de frutas. Sabedoria determina como seu personagem lida com o mundo ao redor. Pode ser descrito como a maturidade geral também. Também é usado para lançar magias em algumas classes.
Carisma: O quão carismático seu personagem é na verdade. Pode se referir a aparência física ou o carisma geral do personagem. Também é usado para lançar spells para algumas classes. É o atributo que define testes de persuasão ou enganação.
E COMO EU PREENCHO TUDO ISSO?
Bom, existem alguns métodos que devem ser definidos com o grupo antes da aventura começar! Cada método tem suas possibilidades.
Compra de pontos: todos os atributos começam em 8. Se tem 25 pontos para comprar. Sendo que, atributos acima de 14 custam 2 pontos por melhora. De 8 a 14 custam 1.
Stack Padrão: (15,14,13,12,10,8) use esses números em qualquer um dos atributos um vez cada! Junto com point buy é o melhor para personagens padronizados. Ninguém é mais forte que ninguém
Role 4d6 e remova o menor: role 4 dados de 6 lados para cada atributo e remova o que sair menor! É o melhor para personagens mais habilidosos
Role 3d6: role apenas 3d6 para cada atributo. Fique com o que sair! É o ideal para personagens menos habilidosos e uma campanha bem mais difícil.
Role 3d6 e role novamente 1s: Semelhante ao anterior, mas com algumas chances de melhoria nos personagens.
Independentemente do método isso vai definir o seu valor padrão. Os valores padrão ficam nas áreas maiores. A cada 2 pontos acima de 10 se ganham +1 nas rolagens para aquele atributo.
Porém a cada 2 pontos abaixo de 10 se ganham -1 (exceto 9, que também aplica -1) nas rolagens para aquele atributo.
Uma vez definidos os seus atributos é só passar para a tabela de proficiências. Cada personagem, geralmente, começa com 2 proficiências e o bônus de proficiência é + 2. Definido pela bola preta, como no exemplo abaixo.
Terminando esta parte vamos para as proficiências de habilidade! Elas funcionam de forma similar as proficiências de testes. Porém cada classe e raça pode ter um grupo diferente de proficiências possíveis de se pegar aqui. Geralmente se pega 4 desta lista!.
PONTOS DE VIDA E ARMADURA
Aqui temos os pontos de vida e armadura, novamente parece algo muito complicado mas, na prática, é bem simples! Classe de armadura determina o quão difícil é para te acertar, é bem simples. No nível 1 se começa com 10 + o bônus de sua armadura inicial (que se tem na classe).
Os pontos de vida também são determinados pela classe, cada classe tem um número de pontos de vida iniciais. Porém adiciona-se o modificador de constituição. (por isso ele é extremamente importante. Ele define os pontos de vida do personagem).
Dados de vida são definidos por classe. São os dados que são rolados para se recuperar vida em um descanso curto (descansos entre 1 e 2 horas dentro do jogo). (1 dado de vida + constituição é rolado ao se subir de nível para determinar quantos pontos de vida se ganha no nível)
Testes contra a morte? Não se preocupe com isso por enquanto!
UFA!
Finalmente terminamos a pior parte! Tudo isso parece ter sido gigantesco mas é necessário! Todas as outras partes da ficha serão definidas a partir desta!
Equipamentos iniciais? São definidos pela classe e pelo seu antecedente!
Ataques? São definidos pelas armas que começa.
Características e habilidades? Definidos pela classe e pelos antecedentes!
Magias? O teste de resistência para sua magia é definido por 8 + numero proficiência + bônus da sua habilidade de magia (Carisma, Sabedoria ou Inteligência, o tipo é definido por sua classe).
Quais magias tenho? São definidas, novamente, pela classe! E algumas pela sua raça! Mas a maioria é pela sua classe!
Assim que terminar sua ficha é sempre bom mandar uma cópia ou repassa-la ao seu mestre para que ele veja se tudo está certo e a aprove! Se ele o fizer você tem um personagem pronto!
Caso queira um programa gratuito que ajude a construir seu personagem tente o Aurora Builder!
Muito do conteúdo está em inglês, porém não desanime! Mesmo usando o tradutor automático é possível navegar pela maioria dos links!