Hyouka: A quebra da rotina metódica

Chitanda e Oreki

Hyouka é uma animação japonesa que mostra um clube de literatura mas, na verdade, esse clube se dedica, em sua  maior parte do tempo, em resolver casos misteriosos que ocorrem dentro da escola que eles estudam e fora. Hyouka foi lançado em 2012 pelo estúdio Kyoto Animation. Por mais que temos a proposta clara do que o anime retrata, temos também que comentar sobre como Hyouka trabalha com a quebra da rotina metódica dos personagens, principalmente do personagem Hotarou Oreki

Hyouka é um anime que foi inspirado em uma série de livros de mistérios escrita por Honobu Yonezawa. O livro, para jovens adultos, ficou conhecido como a série do Clube de Literatura Clássica (Koten-bu). Em 2012, uma adaptação em mangá foi feita por Tash Ohna. Mais tarde, foi lançado o anime dirigido por Yasuhiro Takemoto, com 22 episódios.

Podemos classificar então o anime como um slice of life, ou seja, um anime que mostra o cotidiano dos estudantes que frequentam o clube. Mas, antes de se juntarem ao clube, podemos fazer uma grande comparação sobre a quebra da rotina metódica de Houtarou Oreki. Um personagem que, no começo, tomava decisões simples e rápidas para não se cansar. Porém, ao frequentar o clube, tudo isso muda, fazendo Oreki tomar decisões mais complicadas, assim, quebrando a rotina metódica do personagem. 

Enredo de Hyouka

Focado em mostrar a rotina do clube escolar de literatura clássica, acompanhamos em Hyouka a rotina escolar dos 4 estudantes do clube de literatura clássica: Oreki, Chitanda, Ibara e Fukube. Houtarou Oreki é um garoto apático e bastante preguiçoso. Ele é mostrado como um estudante quieto e nunca se preocupa com as coisas que acontecem ao seu redor. O motivo de sua preguiça habitual é porque ele deseja “economizar energia”. 

Oreki nunca se interessou em participar de nenhum clube escolar. Mas tudo muda quando sua irmã pede para que ele ingresse no Clube de Literatura Clássica para evitar que o clube se dissolva Dessa maneira, Oreki acaba entrando no clube e, assim, ele conhece Chitanda Eru. A garota é uma pessoa educada e gentil, filha e uma família rica de fazendeiros. Mais tarde, Satoshi Fukube e Mayaka Ibara entram também para o clube. 

Hyouka tem uma premissa narrativa de pequenos arcos. Ou seja, podemos ter apenas um ou alguns episódios que os personagens se envolvem em um conflito e precisam resolver diante de poucos episódios. Nestes pequenos arcos, contêm vários mistérios diferentes para os personagens se envolverem. Como um dos primeiros casos, por exemplo, em que os membros começam a investigar um caso que ocorreu há 45 anos. As dicas do mistério que intriga Chitanda por conta de que seu tio estar envolvido os levam a pesquisar sobre Hyouka, uma obra feita de dados coletados pelo antigo Clube de Literatura Clássica. 

Rotina metódica

Quando temos uma rotina, é muito normal criarmos métodos rápidos para realizar as tarefas diárias. Assim, podemos classificar esse tipo de rotina como metódica. Não que isso seja uma crítica, só queremos realizar nossas tarefas com facilidade e rapidez para não termos complicações depois. Entretanto, outro fator que surge é que acabamos ficando em nossa zona de conforto. Assim, tarefas simples podem nos estressar facilmente e isso talvez não traga resultados que escolhemos.

Começamos a viver nossa rotina e levar as coisas com menos seriedade quando temos uma vida metódica. Temos uma disposição mínima para realizar nossas tarefas diárias, utilizando as mesmas formas para realizar nossas atividades, sem animo nenhum. E se tivermos a chance de mudar, achamos que não vale a pena o esforço.

Como isso se aplica em Hyouka?

Com Oreki não é diferente. Ele é um personagem primeiramente que evita qualquer coisa que seja difícil para ele. Por mais que ele seja um personagem inteligente, ele acredita que gastar energia mais que o necessário seja uma falta de tempo para ele. Assim, ele está sempre pensando qual é a maneira mais fácil de conviver com sua rotina sem nenhuma complicação. Uma das frases que ele fala no começo do primeiro episódio deixa a personalidade metódica dele bem clara: “O mundo está cheio de cor mas eu não deveria cegar-me desnecessariamente”

O ponto de mudança do personagem é quando ele entra para o Clube de Literatura Clássica. Primeiramente, Oreki acredita que frequentar o clube pode ser beneficente para ele. Ele não precisaria fazer nenhuma atividade. Então, ele só ficaria ali passando o tempo. Entretanto, ele não contava que outra pessoa entraria no clube, ou seja, Chitanda Eru. A garota que acaba mudando as crenças de Oreki enquantos os dois frequentam o clube.

Oreki, enquanto está no clube, vai começar frequentar alguns casos que envolvem alunos da escola, e também fora. Chitanda primeiramente pede ajuda para o garoto por perceber que ele é bastante inteligente e raciocina mais rápido. Porém, Oreki usava seu raciocínio para sua rotina, onde ele pensava em métodos rápidos para viver sua vida o mais facilmente possível. Agora Oreki vai ser colocado em uma situação onde o mesmo vai precisar raciocinar em benefício ao clube, e por Chitanda, e assim, sendo um trabalho mais difícil e mais complicado.

Construção de personagem de Oreki

Dessa maneira,Oreki deixa sua zona de conforto. Aos poucos, os personagens encontram cada vez mais casos de mistérios que eles possam resolver e Oreki acaba envolvido. Vamos vendo então uma evolução do personagem. Um personagem totalmente metódico que aos poucos começa a se entreter nesses mistérios. Assim, podemos concluir que Chitanda é o motivo do crescimento de Oreki na história. Ela não é uma personagem que cobra o garoto a fazer coisas diferentes. Mas ela abre possibilidades, onde a mesma mostra que Oreki pode fazer coisas diferentes, e consegue se entreter, sem achar coisas complicadas demais. Chitanda dá um motivo para Oreki querer quebrar sua rotina metódica. 

Em suma, a maior lição que Hyouka pode nos trazer é a quebra desta rotina metódica. Mesmo que muitas vezes temos que se esforçar para realizar algumas coisas, pode ser interessante. Com Oreki, quando posto nesta situação, faz com que ele pense de forma diferente e assim, faça ele evoluir na narrativa do anime, tendo um importante crescimento na história de Hyouka