Frostpunk: Corações de gelo!

Frostpunk foi um jogo desenvolvido pela 11 bit studios em 2018 e se trata de um jogo de estratégia em tempo real single player. Diferente dos outros jogos de estratégia não está se lutando em uma guerra no sentido estrito. Está se enfrentando os elementos de um mundo onde a natureza se voltou contra tudo e todos.

JOGABILIDADE

Frostpunk é um jogo de estratégia em tempo real porém o seu maior diferencial é que não se enfrenta uma nação inimiga ou um inimigo de inteligência artificial. Quem se enfrenta são os próprios elementos. No caso o frio extremo.

O jogo portanto possui elementos que vão mostrar a temperatura, a comida, os recursos. Ícones que mostram lugares onde o frio está muito grande ou que precisam de aquecimento e os recursos principais são Carvão, Rações, Comida Crua, Núcleos Mecânicos, Madeira, Aço e Próteses (nessa ordem de importância).

A cidade que se administra possui um gerador ao seu centro. Este gerador não é responsável por produzir energia e sim calor e vapor. O gerador consome carvão. Bastante carvão, então é necessário sempre manter uma coleta ativa.

Existem várias construções a serem feitas com várias utilidades. Mas no geral se tem uma população que fornece força de trabalho. Se usa essa força de trabalho em construções que produzem recursos. Seus cidadãos tem que ser bem alimentados e terem abrigo e calor. Eles também precisam de tempo de descanso ou o estresse pode mata-los.

Existem dois medidores essenciais o azul “Esperança(Hope) e o vermelho “Animosidade(Discontent), Ambos devem ser controlados com leis e política. Caso a esperança caia demais ou a Animosidade suba demais o jogador terá problemas sérios como revoltas populares e, se estiver no começo do jogo, pode até ser expulso e o game over primário acontece.

Além disso o jogo oferece uma grande variedade de construções, pesquisas científicas e meios de se obter coisas. Como autômatos que trabalham em fábricas no lugar de pessoas.

HISTÓRIA

No mundo de frostpunk uma era do gelo começou, uma era do gelo cruel e incisiva que veio sem muito aviso. O grande império britânico mal teve tempo de criar alguns geradores de calor antes de ser atingido cruelmente pelas forças da natureza.

Durante a narrativa você será o capitão de um grande grupo de sobreviventes fugindo de Londres para um gerador ao norte.

Alguns eventos durante o meio do jogo vão mudar toda a perspectiva e o jogador será forçado a escolher entre a fé e a ordem. Qualquer que seja sua escolha. Lembre-se. Terá de viver com ela e com todas as escolhas que fizer.

A história é contada em sua maior parte por textos e eventos dentro do jogo. Diversos destes eventos são aleatórios então é perfeitamente possível jogar várias vezes antes de ficar repetitivo. Isso sem contar os demais modos de jogo.

MÚSICA E EFEITOS SONOROS

São muito bons. Os efeitos sonoros são usados para aumentar a sensação de desespero. Quando seus cidadãos estão com animosidade alta, por exemplo,  ao se aproximar da cidade se escuta gritos e brigas. Quando o frio está auto o  vento que está ao fundo fica mais cortante.

É um dos poucos jogos que vejo onde os efeitos sonoros são usados para aumentar a narrativa e o feel do jogo e não apenas para ambientar. Eles também o fazem. Mas é um uso criativo.

GRÁFICOS E ARTE

Os gráficos são de qualidade excelente. É possível ver cada pessoa e ao clicar nelas cada uma tem um nome diferente e um rosto diferente dos databases de dentro do jogo. Porém após algum tempo, com a população aumentando, é comum ver as mesmas faces. Mas isso não é um problema.

O único problema que tenho é que os gráficos não parecem ser muito otimizados. Em meu PC mesmo nas configurações mínimas eles rodaram bem pesados, ainda mais durante cutscenes. O que pode ser um problema para muitos.

PROBLEMAS ENCONTRADOS

Além do problema gráfico, que não parece ser muito bem otimizado não encontrei nenhum bug específico ou grandes problemas no design. O jogo é bem difícil. Mas isso parece ser o design do mesmo. Mesmo um aumento da dificuldade média para a difícil é um salto enorme em dificuldade então fique atento!

Outro problema pequeno é que não tem nenhuma forma de aumentar o tamanho das fontes no menu. Isso seria importante para um jogo baseado em texto. Então as vezes é difícil ler alguns eventos e itens. Não chega a estragar nada, porém!

CONCLUSÃO

Frostpunk é um jogo excelente, envolve questionamentos sobre moralidade e utilitarismo. Uma delas é por exemplo. Crianças deveriam trabalhar ou serem protegidas? São preciosas ou recursos desperdiçados. Recursos que, no começo do jogo, podem ser a diferença entre a vida e a morte de sua cidade. Recomendo.

NOTAS
Diversão 5/5
Gráficos/Arte: 4/5
Musica/Efeitos: 4/5
Narrativa: 5/5 (Com a ressalva que a maior parte é feita por texto)
Jogabilidade: 3.8/5 (Falta um pouco de dinamismo na jogabilidade)
Geral: 4,4/5

E uma musica de fans muito boa sobre o jogo para quem quiser: