Setlist: Músicas incríveis de animes que precisam conhecer!

Todo anime tem aquela música incrível, que chama a nossa atenção, seja pelo artista, pela melodia, ritmo; ou pelo que ela nos transmite e representa. Pode ser uma opening, ending ou qualquer outra música que compõe sua trilha sonora. Foi muito difícil selecionar cada uma delas, mas listei animes de diferentes temporadas/estações, épocas e categorias. Além das canções que também variam entre música eletrônica, pop, rock, hip-hop, dentre outros gêneros musicais.

Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works 

Começo a lista com a música da nossa incrível e inesquecível LiSA. Em Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works, que estreou em 2014, ela canta “This Illusion”.  Pode-se ouvi-la sendo tocada no episódio 12 da obra. Na trama do capítulo, após uma batalha com perdas e feridas, em um instante de separação, sofrimento, decisão e esperança (o qual combina com letra da música e o seu ritmo), os personagens do núcleo principal se separam, encontrando-se apenas na temporada seguinte do anime.

 “This Illusion” da cantora LiSA – Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works.

Sword Art Online 

A segunda canção é “Innocence”, da cantora Eir Aoi. Ela pode ser ouvida como a 2ª opening da primeira temporada de Sword Art Online (2012). Por ser uma música bastante agradável, e que poucas pessoas comentam, fiz questão de colocá-la para que possam ouvir e apreciar melhor a obra.

Opening 2 de Sword Art Online – “Innocence”, Eir Aoi.

Shingeki no Kyojin 

Todas as músicas de Shingeki no Kyoujin (2013) são fantásticas mas escolhi a opening 2 da primeira temporada para colocar nesta playlist. A canção “Jiyuu no Tsubasa” (自由の翼), pertence ao grupo musical japonês Liked Horizon. Esta obra é um rock, que combina elementos parecidos com de algum hino europeu (correspondendo com o período/cenário em que o enredo se passa), ópera e heavy metal. Ficou realmente incrível. Sugiro tentar escutar quando estiver precisando sentir uma motivação extra para algo. (・ωー)~☆

Opening 2 de Shingeki no Kyojin – “Jiyuu no Tsubasa”, Linked Horizon.

Natsume Yuujinchou 

Nesta lista, não poderia faltar outro fenômeno da música japonesa. Na quinta temporada de Natsume Yuujinchou (2008), a talentosa Aimer, canta “Akane Sasu”. O single entra na trilha sonora, sendo a primeira ending do anime. Além da cantora cantar docemente, a canção combina com a história da animação, por retratar algo sobrenatural. Vale salientar que tem um estilo mais calmo, harmonioso e passa uma sensação de felicidade. É uma ótima sugestão para quem curte ou quer ouvir algo mais tranquilo. 

Aimer – “Akane Sasu”, ending de Natsume Yuujinchou Go.

White Album 2 

Se a matéria é sobre música, então não poderia deixar de citar um single de um anime que tenha o tema como foco principal. Para representar, escolhi a canção “Sayonara no Koto”, da animação White Album 2 (2013). O single é da cantora e compositora de j-pop Uehara Rena. Toca como segunda ending a partir do episódio 3, pois a obra fica alternando em seu encerramento dependendo do momento.

Sayonara no Koto”, por Uehara Rena – Ending de White Album 2.

Noragami

Que tal ouvir um rock um pouco mais agitado e alegre? Combinando uma estilosa arte e direção bem planejadas na Opening da primeira temporada de Noragami (2014), junto ao ritmo contagiante de rock em “Goya No Machiwase”, do grupo musical Hello Sleepwalkers, tivemos uma prévia do gostinho que este anime shonen; cheio de elementos de comédia e mistérios em trama reservava para a temporada. 

Goya No Machiwase”, do grupo musical Hello Sleepwalkers. Opening 1 de Noragami.

Kyoukai no Kanata

A sétima escolhida foi a ending de Kyoukai no Kanata (2013) “Daisy”, do cantor e compositor japonês R.O.N (Lida Ryuta – 飯田 龍太); conhecido como Stereo Dive Foundation. Além da música ser linda, ela tem um ritmo leve e contagiante. É uma ótima sugestão para dançar, cantar e até curtir com os amigos.

 “Daisyby Stereo Dive Foundation. Ending de Kyoukai no Kanata.

Initial D

Curte ouvir um rap? Para quem gosta deste estilo musical, destaco “Nobody Reason”, música do grupo de j-pop M.O.V.E. Ela foi utilizada como segunda ending de Initial D: Fourth Stage (2004). Por ter uma mistura de rap com rock, foge um pouco ao padrão de eurobeat (ritmo/gênero presente no anime), sem deixar de combinar com a temática do anime ou do momento.

M.O.V.E – “Nobody Reason”. 2º ending de Initial D: Stage 4.

.Hack//Sign

Saindo de um rap, vamos para o gênero mais popular do Japão. A canção “Yashashii Yoake”, do grupo de japonês de j-pop See-Saw, surpreende e conquista nossos corações como a belíssima ending em .Hack//Sign (2002). Na música, a uma combinação de sopro, corda, canto e percussão. A surpresa aumenta ainda mais se comparada com a sua opening, que tem um ritmo tão diferente, mas sendo produzida e tocada pelo mesmo grupo. 

Yashashii Yoake”, de See-Saw – ending de .Hack//Sign.

Akatsuki no Yona

Para encerrar a nossa playlist, escolhi o singleAkatsuki no Hana” (暁の華), por parecer uma música eletrônica. É mostrado apenas em seu começo, pois a música vai progredindo de forma gradual e alternando harmonicamente com uma mistura tons de rock, pop e eletrônico. Ficou sensacional. A obra pertence a cantora Cyntia, e foi escolhida como segunda opening de Akatsuki no Yona (2014). 

Akatsuki no Hana”, de Cyntia – Opening 2 de Akatsuki no Yona.

Bônus: 

Além da segunda opening de Akatsuki no Yona, destaco o segundo encerramento da animação. A música “Akatsuki” lembra algo bem tradicional do Japão, com direito a instrumentos de corda, elementos de enka (gênero popular da música tradicional japonesa), com melodias ocidentais e percussão. Se encaixando perfeitamente no período em que o enredo se passa. Quem canta é a cantora e compositora japonesa Akiko Shikata

Akiko Shikata – “Akatsuki”, segundo ending de Akatsuki no Yona.

E aí? Ficou faltando alguma música nesta lista? Talvez alguma que você estivesse esperando ou que goste. Deixe a sua música de anime nos comentários. Quem sabe ela não entra em uma possível parte dois deste artigo, entre as dez canções selecionadas (・ω<)… Curtiram a ideia?