Analise Puella Magi Suzune Magica (vol. 1)

Olá pessoas, novamente estou aqui para analisar um mangá, e o escolhido dessa semana é o lançamento deste mês da NewPOP, Puella Magi Suzune Magica, quinta série spin-off (ou quarta, caso considere Rebellion como continuação direta) da idolatrada franquia Puella Magi Madoka Magica.

Tal como o mangá de Kazumi Magica, esta obra se desenrola no mesmo universo de Madoka, mas não tem a participação das personagens da série original, focando-se em garotas totalmente novas para a trama. Introduções feitas, passemos ao texto;

OBS: Como sempre, lembro a todos que HAVERÃO SPOILERS DO MANGÁ.

Dados Técnicos:

  • Título: Puella Magi Suzune Magica
  • Editora: NewPOP
  • Preço: R$ 16,00
  • História Original: Magica Quartet
  • Roteiro/Arte: GAN
  • Formato: 12,8 x 18,7 cm
  • Acabamento: Brochura com costura
  • Capa: Cartonada
  • Número de páginas: 144
  • Papel: Offset
  • Lançado em: Fevereiro de 2018

Sinopse:

No seu dia a dia, Amano Suzune parece uma garota como qualquer outra, mas ela tem um grande segredo: ela é uma garota mágica assassina! Um grupo de garotas mágicas nota os assassinatos em série e começa a investigar, mas com isso chamam a atenção de Suzune. Qual será o futuro dessas garotas mágicas?

 

A obra inicia mostrando a garota mágica Suzune caçando um pequeno grupo de feitiços. Perto dali, outra garota enfrenta a bruxa que criou tais feitiços, sendo pressionada pelo monstro e sofrendo risco de morrer. Suzune aparece e a salva, porém assim que a outra menina lhe diz seu nome, ela a mata sem remorso algum.

@GAN / Houbunsha / NewPOP

Em seguida, somos apresentados a um animado grupo de amigas, composto por Narumi Arisa, Hinata Matsuri, Kanade Haruka e Shion Chisato, sendo descoberto que Suzune estuda na mesma escola que elas e é conhecida de Matsuri. Após isso conhecemos um pouco da vida de Amano, que vive em com uma jornaleira e trabalha entregando jornais, e vemos Matsuri em sua primeira tentativa de aproximação com a jovem.

Enquanto ia para casa junto a Suzune, Hinata é chamada pelo grupo de Haruka, que planeja discutir um plano de ação contra uma suposta serial-killer citada em vários boatos dentro da escola. Acreditando se tratar do trabalho de uma bruxa, as quatros saem para realizar uma patrulha noturna, e Chisato acaba sendo encontrada por Suzune, que a mata quase que imediatamente.

@GAN / Houbunsha / NewPOP

Arisa segue a localização da amiga (pois a mesma havia interrompido sua comunicação com ela), e encontra a assassina, travando uma luta dura e sendo salva por Haruka e Matsuri, que reconhece Suzune. Graças a magia de luz de Hinata, as três conseguem fugir e acabam encontrando com Kyuubei, que lhes fala sobre a ameaça que a assassina lhes representa.

Em seguida vemos um sonho/flashback de Narumi, que se recorda de como firmou contrato com Kyuubey e de quando encontrou Chisato pela primeira vez, sendo convidada por esta para se unir às demais garotas mágicas. A escola entra em luto pela morte da jovem, e vemos Haruka encontrando Amano e exigindo explicações sobre seus atos. A assassina lhe responde vagamente, e fala que apenas alguém que, assim como ela, sinta tanto ódio por alguém que desejaria matar essa pessoa, poderia pará-la.

@GAN / Houbunsha / NewPOP

Depois das aulas Suzune volta para casa e descobre que Matsuri foi visitá-la para lhe entregar a lição atrasada e tentar convencê-la a parar de matar outras garotas mágicas. Entretanto, Amano logo a manda embora e lhe diz que da próxima vez que a ver, irá matá-la, com Hinata dizendo que irá pará-la caso ela tente matar outra pessoa. Quando sua nova inimiga sai, Suzune pega do bolso um papel com o nome de Chisato e o coloca dentro de uma pequena bolsa que usa amarrada no cabelo, citando alguém chamada Tsubaki e se perguntando se aquilo que fazia era correto.

Durante o funeral de Shion, Haruka e Arisa acabam discutindo, e a líder do grupo começa a demonstrar dúvidas sobre si mesma, no decorrer dos dias. Essas distrações a levam a entrar na barreira de uma bruxa, que invade sua mente e mostra memórias de sua infância, onde verifica-se que a garota odeia sua irmã Kanata pela mesma superá-la em todas as formas possíveis, fazendo-a se sentir inferior mesmo com ela se esforçando para apresentar bons resultados em suas atividades.

@GAN / Houbunsha / NewPOP

Enquanto isso, Arisa e Matsuri procuravam por sua amiga, até encontrarem com Suzune, e Narumi partir para a briga com a assassina. O volume se encerra no momento em que o combate entre as três está para, de fato se iniciar.

 

Tal e qual a série original, Puella Magi Suzune Magica contém uma grande carga psicológica atrelada a suas personagens. A grande diferença acaba ficando com o fato da protagonista ser a vilã da obra, algo bastante raro no meio. A estrutura inicial segue de forma parecida com Madoka Magica: um início turbulento, que mostra a verdadeira faceta do mangá, seguido por algumas situações cotidianas e amenas, para enfim iniciar a espiral de negatividade já conhecida pelos fãs.

@GAN / Houbunsha / NewPOP

Dentre as personagens, vemos um cuidado para manter ocultas as informações sobre Suzune, fazendo com que ela pareça uma assassina fria aos olhos do leitor. Considerando seu papel como vilã, é elogiável que o autor direcione-a como alguém a ser odiado, em vez de tentar torná-la simpática aos leitores, como acaba sendo visto em várias obras (por exemplo, Akame ga Kill).

Das demais garotas mágicas, apenas Matsuri não teve um desenvolvimento iniciado ou informações citadas, o que pode significar que ela não irá morrer tão rapidamente, visto que suas amigas sobreviventes já receberam diversos “death flags” ao longo destes quatro capítulos. A primeira morte, de Chisato, acabou sendo um tanto abrupta, mas creio que isso sirva para mostrar a diferença de habilidade e experiência entre elas e Amano, comprovada durante o combate contra Arisa.

@GAN / Houbunsha / NewPOP

A participação de Kyuubei foi bem pequena neste primeiro volume, mas é fácil prever que ele terá seus momentos na obra. Por fim, tenho a reclamar um pouco das motivações um tanto clichês que levaram as garotas (ao menos Haruka e Arisa) a firmarem contrato com nosso conhecido Incubator. Mesmo sendo coisas verossímeis, elas não representam algo muito original quando postas em um contexto geral de obras voltadas à ação.

Por fim, devo elogiar a arte de GAN, que consegue alternar o clima sombrio das batalhas com a amenidade da vida comum das garotas, que possuem design bonitos e bastante expressividade visual. As barreiras de bruxa acabam não sendo muito psicodélicas, como nos mangás anteriores, mas ainda assim permanecem condizentes com o ambiente de perigos que elas representam.

@GAN / Houbunsha / NewPOP

Creio que o único ponto realmente negativo da obra sejam alguns quadros de fanservice completamente gratuitos e dispensáveis, que felizmente não comprometem a experiência de leitura. De forma geral, Puella Magi Suzune Magica consegue manter o clima do universo de Madoka Magica, ao mesmo tempo que apresenta eficientemente as novas personagens, e iniciar um enredo novo e interessante, constituindo-se numa ótima recomendação aos fãs da cultuada obra original e seus spin-offs anteriores.

 

Pontos Positivos:

  • Bom trabalho de arte;
  • Enredo interessante;
  • Raro uso de uma vilã como personagem principal;
  • Bom tratamento dado à Suzune;
  • Mantém o clima condizente ao universo de Madoka Magica.

 

Pontos Negativos:

  • Motivações clichês para a realização dos contratos;
  • Cenas dispensáveis de fan service.

 

Nota Final: 4.6 / 5.0

Compre esta e mais obras da NewPOP com 20% de desconto na Anime Hunter, com o cupom de desconto “NSV”

Pois bem pessoas, chegamos ao fim de mais uma análise. Se desejarem, podem deixar suas críticas, sugestões, elogios ou ódio gratuito nos comentários. Aproveitem o texto, e até a próxima.